Apesar do nome deste artigo, os sites gratuitos têm absolutamente o seu lugar. Blogueiros amadores e até mesmo alguns profissionais que buscam criar portfólios digitais podem fazer um excelente uso dessas plataformas. No entanto, se você deseja um site que possa crescer junto com sua empresa ou marca, optar pela solução rápida e barata pode levar a maus resultados.

03 razões pelas quais os sites gratuitos são ruins

Sites gratuitos normalmente têm baixo desempenho e escalabilidade
O problema mais gritante que normalmente surge com sites gratuitos é o baixo desempenho. As páginas tendem a demorar para carregar , o que prejudica sua experiência do usuário (UX) e otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

Isso se deve em parte aos recursos de hospedagem restritos. Além de impedir que seu site carregue em tempo hábil, isso também pode dificultar o dimensionamento de seu site. A largura de banda e o armazenamento limitados limitarão a quantidade de conteúdo que você pode publicar de forma razoável.

Você não conseguirá usar um domínio personalizado
Outra grande desvantagem dos sites gratuitos é que seu site terá um domínio de marca, como seuite.wordpress.com. Isso parece pouco profissional, pode ser confuso para alguns visitantes e não é benéfico para a sua própria marca.

A maioria das plataformas oferece domínios personalizados como um complemento pago. No entanto, geralmente você pode adquirir um por um preço semelhante ou inferior de um registrador de domínio e combiná-lo com hospedagem de baixo custo para um efeito muito melhor.

Os provedores podem encerrar o seu site gratuito
Os serviços de sites gratuitos geralmente incluem cláusulas em seus Termos e Condições que permitem o cancelamento de sua conta por qualquer motivo e a remoção de seu site da Internet no processo. Normalmente, isso acontece por falta de pagamento ou violação de prazos.

Nesse caso, você pode perder anos de trabalho investido em seu site. Também é possível que seu provedor feche as portas ou feche as portas de alguma outra forma. Isso também pode resultar na exclusão permanente do seu site.

Gostaria de saber mais? Entre em conato conosco.

Share This
× Como posso te ajudar?