Máquina com superaquecimento, esse tipo de situação ocorre, quando existe alguma obstrução nas saídas de ar, como acúmulo de pó ou outro material.
Esse problema prejudica o cooler, que é o hardware responsável pelo resfriamento da máquina. Outra causa são problemas ligados ao processador, que é um hardware muito importante no computador também. Caso não esteja em bom estado, ele pode ocasionar desligamentos inesperados, superaquecendo demais as peças, que, literalmente derreterão. Se o computador queimar por completo, não será uma tarefa fácil, recuperar as informações armazenas nele.
Além disso, será necessário aguardar todo o processo para consertar problemas de hardware desse tipo. O que envolve o diagnóstico, compra, troca e testes, para ter certeza que o computador voltará a funcionar como antes.
Por isso, invista em uma manutenção preventiva, que inclua uma limpeza nas saídas de ar e testes no cooler. Peça para que o técnico confirme se as ventoinhas giram corretamente, sem obstrução. Outro grande auxílio para evitar o aquecimento é a pasta térmica. Ela deve ser aplicada sobre o dissipador de calor do cooler e também na CPU, aumentando a aderência entre esses dois hardwares e refrigerando-os com mais eficiência. Mas mantenha a atenção com a pasta térmica. Com o tempo, ela pode secar e perder as propriedades que auxiliam no resfriamento das peças.
Existe aplicativos que faz monitoramento em tempo real, gosto de utilizar o EVEREST!
O Everest é um sistema de diagnóstico para o seu PC que permite monitorar diversos itens, incluindo a temperatura. O aplicativo tem versão gratuita e pode ser baixado aqui.
Gostaria de saber mais sobre máquina com superaquecimento? ou mais dicas de hardware como por exemplo: falha no HD que está em nosso blog, um artigo explicando corretamente sobre esse tipo de assunto. Você encontra acessando aqui, para demais dúvidas entre em contato conosco.